sábado, 11 de novembro de 2017

Substituir o modelo patológico pelo racional? eu concordo



Leram a entrevista do Pediatra Dr. João Gomes-Pedro?
Quem não leu carregue aqui

Considero o método touchpoints interessante e muito importante para os pais. Os pediatras não se limitam a verificar se está tudo bem com o bebé, mas existe também uma preocupação com os pais. Saber se está tudo a correr bem, o que está a correr mal, quais as duvidas, quais as inquietações.

Este pediatra defende que para o sono e para as cólicas não há receitas, milagres nem soluções dos deuses. Há a Mãe, o contacto fisico, as massagens e a voz doce e serena.
O Dr. João Gomes-Pedro defende também a existência de uma consulta pré-natal, onde preparam os futuros pais para o bebé que aí vem. Não ensinam a mudar a fralda nem a dar banho. Ensinam o que é realmente importante. Relação com o bebé, a sua essência, prever o que vai acontecer, o desenvolvimento do bebé, as etapas de crescimento, falar sobre amamentação, sobre o vinculo, sobre autocontrolo (da mãe e do bebé), explicar que tudo é normal, as aprendizagens e as "desaprendizagens".

De acordo com a opinião no pediatra "quando se cresce, as coisas desorganizam-se para que se aprenda um pouco mais. Por isso, quando o bebé quer andar, vai desleixar o sono e dormirá pior. Mas aprendeu a andar. Quando o bebé começa a falar, se calhar vai deixar de comer como comia. Mas aprendeu a falar. Como explica Gomes-Pedro, o desenvolvimento não é feito numa linha, mas em degraus. E a cada degrau há uma desorganização, que permite que ele seja ultrapassado."

Leiam a entrevista. Vão gostar muito :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sopa #6 - Creme de brócolos com safio

O Rodrigo não come brócolos de outra maneira sem ser na sopa. E os brócolos são dos legumes mais completos e ricos, portanto não come ...